segunda-feira, 13 de julho de 2009

LEADERS CAFE FOUNDATION nasce, ao vivo, no PORTO / Portugal

Está Pronto? Para SER A DIFERENÇA que vai

FAZER A DIFERENÇA no mundo?

LEADERS CAFE FOUNDATION ao vivo, nasce no Porto / Portugal

Convite - sessão 021 de Julho de 2009 - Apresentação

Jane e Robert Boogaard, os proprietários do ItSo Café, têm o prazer de o convidar para celebrar o amanhecer de uma notável visão e para testemunhar o renascimento da liderança.

Em conjunto com Kwai Yu (Fundador da Leaders Café Foundation - LCF) e Luís Cochofel (Fundador da LCF Portugal), Jane e Robert vão tornar a Leaders Café Foundation numa realidade, no Porto, Portugal.

O Que É a LEADERS CAFÉ FOUNDATION?

LEADERS CAFÉ FOUNDATION é uma visão pessoal de Kwai. Trata-se da visão de uma Empresa Social em que os salões de podem permitir: primeiro, educação em liderança para todos, independentemente da sua capacidade individual para pagar tal educação; e, segundo, uma experiência de emprego notável para os mais necessitados. Cortando nas palavras: a visão é a de oferecer ‘alternativas de vida’ para todos através da liderança. Em particular, oferecer ‘alternativas de vida’ aos que hoje estão à margem da sociedade.

Porquê o foco na liderança?

Bem, basta olhar para a crise de 2008 - 2009 para logo ver as respostas.

Porquê um Café?

Hoje, neste momento, milhões de conversas críticas sobre o passado, o presente e, mais importante, o futuro, estão a acontecer em casas particulares, locais de trabalho, na Internet, dentro de instituições e, dentro de salões de cafés espalhados pelo mundo.

O salão de café é um lugar ‘terceiro’; acreditamos que é o lugar onde o future vai ser decidido, mais do que em outros locais, porque o Café é ‘campo neutro’. Todos os outros locais onde nos possamos encontrar para pensar, debater e decidir, estarão sujeitos a influências claras.

O Café é o ‘lugar terceiro’ para amigos. Muitas revoluções começaram em conversas de café.

A Leaders Café Foundation é um ‘apeadeiro’ da Internet em que as pessoas se encontram para aprender mais sobre liderança e como fazer a diferença.

A verdadeira diferença, no entanto, é realizada em tempo real, em lugares reais, onde pessoas de verdade se juntam para discutir e decidir. O ItSo Café é um desses lugares.

O ‘Lugar Terceiro’

Os Cafés estão centrados nas pessoas e são lugares únicos para o estímulo da criatividade, senso de comunidade e local por excelência para conversar. Os Cafés são lugares em que:

As Conversas começam (e normalmente não acabam)

§ Ideias nascem

§ Nos entregamos a descobertas colectivas

§ Espíritos semelhantes se cruzam

§ Relações se iniciam

§ Amantes se revelam

§ As relações crescem

Em Cafés, Como talvez em nenhum outro lugar, podemos:

Demonstrar Liderança

§ Ser ouvidos

§ Contribuir

§ Ouvir

§ Sentirmo-nos seguros

§ Aprender

§ Fazer perguntas

§ Rir

§ Chorar

A Partir de Uma Bolota...

A primeira acção, pequena, que Kwai empreendeu para realizar a sua visão foi criar o grupo do Linked-In group com o mesmo nome em Janeiro de 2009. A apresentação do grupo faz-se assim:

‘Este grupo ajuda as pessoas a atingir sucesso nos negócios ao desmistificar o processo de passar de SABER até FAZER até GANHAR. Ajudar as pessoas a SER A DIFERENÇA é como a Leaders Cafe Foundation faz a diferença.’

O grupo do Linked-In group atraíu pessoas de todas as partes do mundo. Pessoas que se envolveram em discussões de liderança autêntica e que discutem atributos críticos da liderança e as qualidades necessárias para resolver os problemas que subjazem como causas dos desafios económicos que hoje enfrentamos.

Estes 6 meses, desde o nascimento da LCF, viram gerar-se um grupo de colaboradores de classe mundial. Tais colaboradores estão a trabalhar na compilação de um admirável Portfolio de Aprendizagem.

Este Portfolio de Aprendizagem contém já um grande número de módulos de formação que emergiram das discussões no fórum do Linked-In.

Sê a Diferença. Está Presente.

Estes temas sobre liderança e os seus desafios vão começar a ser-lhe apresentados a si, ao vivo, no ItSo Café, no Porto. Foram preparados para o ajudar a SER A DIFERENÇA:

O ItSo Café, vai receber, inicialmente sessões de LCF’s ‘cappuccino’ (relaxadas e em tom de momento de lazer). Estas sessões ‘cappuccino’ durarão cerca de duas horas e começam às 7:00 da tarde. A estrutura das sessões terá como base o seguinte esquema:

  • 45 minutos de apresentação de conteúdos (tempo de apresentação efectiva)
  • 75 minutos para questões a colocar pelos participantes, discussões de grupo, partilha de ideias e networking

Fazemos, também, sessões ‘expresso’ sessions (mais curtas, orientadas, mas refrescantes). Estas estão primariamente desenhadas para CEO’s e Executivos Senior que dispõem de menos tempo e serão realizadas sob solicitação.

ItSo Café

Os proprietários do ItSo Café são, eles próprios, representativos do mundo. Jane Boogaard tem as suas origens na Filipinas, mas nasceu e viveu no reino unido, enquanto Robert é da Holanda. Vivem no Porto, Portugal, e soou natural ouvir a Jane perguntar a um amigo, sentada numa esplanade junto ao Douro ‘Não é lindíssimo… quero dizer, o PORTO?’.

Robert Boogaard também se dedica a apoiar as pessoas a aumentar a sua atenção sobre si próprias e sobre a vida que as rodeia. Tem um dos mais visitados blogs sobre empreendedorismo http://www.empreendedorismopositivo.com/ e é o Fundador da AdVENTURE. A empresa é apresentada assim:

AdVENTURE é um business angel com sede em Portugal, liderado por empreendedores com muitos anos de sucessos internacionais. Desenvolvemos empresas de sucesso ao investir a nossa experiência e entre €50,000 até €500,000 (co-investimento) em start-ups de elevado potencial e em empresas já existentes que demonstrem grande potencial de crescimento.’

Luís Cochofel

Luís Cochofel dedica-se a apoiar o crescimento de pessoas e empresas. Ajuda os seus Clientes ao trabalhar a geração ou clarificação dos MOTIVOS para a ACÇÃO das suas Equipas. É o proprietário da LC+DPE (www.luiscochofel.com) e o Parceiro para a gestão das operações Europeias de theBIZconneXion.

theBIZconneXion é um ‘salão’ da Web que promove o encontro entre novos projectos e profissionais especializados que possam transformar tais projectos em realidade em pouco tempo e de forma mais eficaz.

Está Pronto?

Está pronto para ser um visionário?

Está pronto para se juntar ao renascimento da liderança?

Nós pensamos que está.

domingo, 28 de junho de 2009

QUE NOITE MEMORÁVEL

(I will translate this post into English: while you wait you may listen to something which is related:

Qualquer destes podia ser o título para um artigo:

Joaquim Jorge justamente reconhecido e condecorado pela Câmara Municipal de V. N. Gaia pelo seu trabalho no CLUBE dos PENSADORES

Fernando Nobre, da AMI, discursa de forma simples mas elevada

Luís Filipe Menezes dá mais uma lição sobre liderança de projectos

Coro infantil resiste à chuva (que lhe batia nas costas) com brio

Dulce Pontes deu – tal como os restantes elementos da banda que a apoia - uma das maiores lições de PROFISSIONALISMO, de RESPEITO POR SI e PELOS OUTROS e de DETERMINAÇÃO que vimos nos últimos tempos em PORTUGAL

Joaquim Jorge justamente reconhecido e condecorado pela Câmara Municipal de Gaia pelo seu trabalho no CLUBE dos PENSADORES

De facto, tem que se salientar a altura do RECONHECIMENTO com que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia HONROU Joaquim Jorge, se calhar mais ainda do que referir que houve uma condecoração.

Por muito que, para muitos, só contem os actos e não as palavras, para mim, actos elevados são sempre acompanhados por palavras elevadas.

E foi assim, com palavras elevadas, que Joaquim Jorge e a sua dedicação foram tratados ontem no momento seguinte ao da sua condecoração, aquando do discurso, informal, e por isso mais genuíno, de Luís Filipe Menezes.

Parabéns!

(Li um destes dias que esta palavra se refere ao futuro e não ao passado: para + bens = para + benefícios = para + melhorias. Ou seja, que aquilo que o passado já lhe deu seja agora usado em novas e maiores melhorias!)

Fernando Nobre, da AMI, discursa de forma simples mas elevada

Enorme nobreza aquela com que invocou o seu pai no momento desta condecoração e nomeação

de Cidadão Honorário …

Luís Filipe Menezes dá mais uma lição sobre liderança de projectos

Saliente-se o à-vontade e a genuinidade de quem sabe que FEZ (e que FEZ BEM)!

Coro infantil resiste à chuva (que lhe batia nas costas) com brio

Numa idade em que o que os outros pensam ainda conta, aquelas crianças demonstraram o que é gostar da vida: cantaram, dançaram e sorriram, sem se importarem (olhariam para as mães e pais que podiam, esses sim, estar preocupados) com a chuva que, ligeira, lhes ia batendo nas costas.

Dulce Pontes deu – tal como os restantes elementos da banda que a apoia - uma das maiores lições de PROFISSIONALISMO, de RESPEITO POR SI e PELOS OUTROS e de DETERMINAÇÃO que vimos nos últimos tempos em PORTUGAL

Devo confessar que não foi pela Dulce Pontes que me desloquei até ao Mosteiro de Grijó.

No entanto, tenho que lhe fazer uma vénia, sem exagero: DO TAMANHO DO MUNDO!

A meio da sua segunda canção a chuva resolveu voltar, mas já não ligeira: em força.

Sentada ao piano, a cantora não tinha como escapar: ou parava de cantar e fugia do palco (como tantos trabalhadores em momento de crise), deixando os seus clientes sem o produto que esperavam receber; ou, como fez, continuava o melhor que pudesse a sua tarefa.

TENHO que SALIENTAR que ela, DULCE PONTES, e os elementos que, em palco, a acompanhavam nessa canção não se ficou por continuar a canção:

Não só não teve uma décima de segundo de hesitação como pareceu ainda mais empenhada em função da contrariedade, e o seu sorriso, ao invés de esmorecer, reforçou-se.

APLAUDI de pé, como tantos outros (mais de mil, acredito).

APLAUDO DE NOVO, e, ao fazê-lo por escrito, PARA SEMPRE!

Este exemplo, conseguiu ver-se ultrapassado, na mesma noite, pela mesma DULCE PONTES, agora acompanhada por mais elementos da banda.

É! É que na sétima e oitava canções a chuva era já torrencial, mas mais TORRENCIAL era o empenho em levar o mais longe possível o seu trabalho e o INCOMENSURÁVEL RESPEITO que demonstrou ter por si mesma e PELOS OUTROS!

VOLTO A APLAUDIR!

(Quem me dera, a mim e a PORTUGAL INTEIRO, que este exemplo fosse analisado como merece por todos os que estão envolvidos nas negociações da AutoEuropa!)

Nota final: para quem estiver a pensar em criticar este meu último pensamento tenho que dizer que o concerto foi oferecido (gratuito) pelo que não era exigível, pelo público, tal esforço à DULCE PONTES!

domingo, 21 de junho de 2009

Interconnectedness Day

(As usual you can have music by your side while you read: this text will provide a link to a small piece...)

As YOU know, if ever you've read things I've written, I 'see' the world as a POSSIBILITY.
Curiously, or not (law of attraction?), my last post was suggesting something that I thought could be a way to bring people toghether, to discuss those urgent matters of the community, each small town at a time.
That idea, that was struggling to come out for some time then, had found that door to go into the open as, when, joining The Difference Makers community, I came to know that that day (Midsummer - June 24) was to be celebrated as 'Self Esteem Day'.
How can one have Self Esteem if not from participating in the improvement of the world, human and other animals life? (I know that in some cases the figures in bank accounts do it... but I wonder if the Conscience is still asking questions in those cases!)
Now, I'm inviting you to come and join us on Interconnectedness Day 090909 (September 09, 2009).
I will participate in two different actions:
As a member of Leaders Cafe Foundation, I will deliever a Webinar on 'The Generation of Motives for Action - How to build a TEAM' and will be available for two free (as always) guided tours, to an old house and farm my family helds, which is part of Portugal's Historical and Cultural Patrimony.
And You?
What will you be available for?
Just visit the web page and offer your contribution (ideas only, no money is needed...)
If, before you go there you'd like to know what's behind that you can immediately read the VISION:

9 September 2009

The Vision

A deep sense of interconnectedness, or oneness, is at the core of decisions and actions that are life affirming and good for the whole. In other words, it will bring forth an environmentally sustainable, fulfilling and socially just human presence.

The omni present invisible field of electric and magnetic energy connects us all.

Energy follows thoughts and feelings. What we focus on is what we manifest and attract. These are the universal laws of manifestation and attraction.

Proven by quantum science.

By organising a global 24 hour event with a focus and concentration on celebrating interconnectedness, we manifest and attract more of what we want on a global scale: a greater sense of interconnectedness as a foundation for a world that works for all life.

A shift from separation to oneness, a shift from Illness toWEllness.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Midsummer Night's Dream

Mid-summer night’s dream

(Listening to John Lennon’s ‘Imagine’ http://www.youtube.com/watch?v=okd3hLlvvLw )

Can you imagine ‘people sharing all the world’?

YES, WE CAN!

Let me give you an idea on how to start (YES! I’m already sharing a thought, an idea… I know it’s not too much but it’s the best I could get…):

Let’s take the mid-summer day (June 24, starting at midnight, 0:00 hours).

1.   Dream, in the early hours of this day, or concentrate on what you feel your neighborhood needs to improve, in terms of being more friendly for all people living in its surrounds.

2.   Take your time to write down – on a piece of paper, on your computer, cell phone, wherever… - those main things you think should be transformed by people a.s.a.p..

3.   Share your thoughts with others from your community, through an informal Central garden meeting, church (of whichever belief), café reunion, school… you know better where it should be in your town.

4.   Prepare yourself to start working (for free), in your extra time, in those activities you feel you might be of help

5.   Do community’ work.

I’m sure we will not have results immediately – unless it is so simple as cleaning the public areas – but I am also sure that the results of this poll will bring a new sense for living to all those who are to be involved – from their hearts and minds, in a first moment, to their entire commitment in its development.

It would be very hard to be right, if anyone would want to tell you how to organize such a task, but, anyway, I feel I have to share my vision on how to do it.

It goes like this:

1.   Choose information centers (places in which information will be received and organized):

-    imagine you find the priest from your church, the café or hotel manager interested in participating, by offering their public places as the centre for operations organization:

-    Ask him/her to organize a team of volunteers to sort out the information to be received; help him/her finding those volunteers (I’m sure you already know who to invite);

-    Once you’ve got that agreement, ask all those involved to spread the goal: to obtain one, two, or three thoughts per neighbor aiming to improve human life conditions in your area of residence. Remember them, it might as well be a dream to be shared!

2.   Organizing an operations centre:

-    Look for those involved with social concerns and engage them into your team:

-    You, as a team, will be responsible for spreading the word about what is the goal for this quest, and when the time comes, to collect and sort all the information you will receive.

-    (from my experience within companies, I think you will be amazed on the amount of ideas that will point to exactly the same actions. Those might be written with different words but everyone will agree that they are meant to solve that one problem.)

-    In this search for ideas you can also prepare some small pieces of paper to be used by volunteers during ‘Mid-summer day’ by asking people on the street to give their thoughts, right there.

-    Don’t forget to tell everybody where you will publish the list of ideas you’ve gathered (it might be great to involve local newspapers, radio, or TV broadcasters…

3.   Organizing the received information

-    Create small groups of people to take care of the information received and to put that into a common ground (computer based, of course);

-    Divide the number of entries through those groups so that they decide which are similar ideas;

-    Publish the results (don’t use the names of those suggesting, except if you do a separate list for this purpose).

4.   Now is time for action:

-    Organize all volunteers (once you publish the results of your inquiries you will see that they will show up), and GO!

 

The world will be a very nice place!

 

Notes: of course there will be needs remaining unsolved, but, if this idea gets alive, I believe we will find ways to cover most of them.

 

The first thing we will need is REAL INFORMATION about needs so that we can organize ways to make the necessary trades that there will be the need for.

 

Can I have you on my side in this dream?

 

Can the world count on you?

 

Can John Lennon smile again, wherever his soul is?

 

The music I’ll listen to now is YES’ ‘Time and a Word’ http://www.youtube.com/watch?v=gGN2N_ttcqk

 

… The time is NOW and the word is LOVE…

quarta-feira, 11 de março de 2009

Para Repetir / To be Repeated

Acabo de receber o link para este vídeo e não resisti a colocá-lo aqui (basta seleccionar o título para ser reencaminhado).

I've just got the link to this video at an email and couuld not resist to post it here (just click on the title and a new folder will open).

É um vídeo curto mas que julgo ser da máxima importância que seja visto até ao fim, e repetido na sua parte final por cada um dos que acreditam que, enquanto estamos vivos, SIM! podemos ajudar a mudar o mundo: basta começar pelo nosso pequeno mundo individual, pelo nosso círculo de amizades e relacionamentos do dia-a-dia e, devagar mas seguramente, vamos conseguir vir a ter um mundo globalmente mais feliz e confortável.
It's a short video but I think it is absolutely important that it should be seen until the end, and repeated in its final part by all those who believe that, when we are alive, YES! we can help changing the world: all that's needed is to start with our own individual small world, with our circle of friends or those we relate to in a daily basis and, slowly but for sure, we will be able to have a world which will be globaly happier and mor comfortable.
O texto que o apresentava está em inglês e diz o seguinte:
This is a very short and very clever video, but you have to watch it all the way through (it's short).
At a meeting of the AARP (American Assc of Retired People) they showed a video that was submitted in a contest by a 20 yr old.
The contest was titled 'u @ 50'.
This video actually won second place. When they showed it, everyone in the room was awe-struck and broke into spontaneous applause.
So simple and yet so brilliant. Take a minute and watch it.
Different watching it as a video vs reading it.
Vou tentar traduzir:
Este é um muito pequeno mas muito inteligente vídeo, mas tem que ser visto até ao fim (é curto).
Numa reunião da AARP (Associação Americana de Pessoas Reformadas) mostraram este vídeo que foi submetido a concurso por alguém com 20 anos de idade.
O concurso tinha como nome 'u @ 50' - 'você aos 50'.
Este vídeo ficou em 2º lugar. Quando o mostraram, toda a gente na sala foi apanhada de surpresa e desatou a aplaudir espontaneamente.
Tão simples e ao mesmo tempo tão brilhante. Reserve um minuto para o ver.
Vê-lo como um vídeo é diferente de ler apenas o texto.
As palavras SIM! ou YES! estão a fazer a ligação com uma música que me foi suscitada pelo fime: Time and a Word, dos YES. Espero que gostem! (Há uma alternativa: Imagine de John Lennon)

The words SIM! and YES! are linked to a song that immediately came to my mind as I've finished watching the video: Time and a Word, YES. I hope you enjoy it! (There's an alternative: Imagine, John Lennon)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Um Exemplo de Liderança / An Example on Leadership

Numa pequena acção, um grande gesto.

A menina, de 13 anos, ganhou um prémio e foi cantar o hino dos EUA, num jogo da NBA.
Vinte mil pessoas no estádio. Ela afinada e compenetrada.
De repente o braço tremeu, engasgou -se, esqueceu-se da letra... e DEU UMA BRANCA!!!
Treze anos, sozinha, ali no meio. e o público ameaça uma VAIA.
De repente, Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, aparece ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a, e trazendo o público.
Só o técnico tomou a iniciativa de ir até lá para ajudar, enquanto à volta dela começava-se a ensaiar a vaia.
Mo Cheeks, mostra o que é liderança e como uma atitude de apoio, NA HORA CERTA, pode fazer uma grande diferença, para ajudarmos e mudar a história do JOGO da vida.
Será que isso já não nos aconteceu? E a nossa atitude, foi como a do técnico Mo Cheeks ou como a de todos os outros que estavam à sua volta?

HÁ PESSOAS QUE ESTÃO NO MUNDO PARA AJUDAR... OUTRAS PARA VAIAR. (PENSEM BEM NISTO!!!!)
Liderança é isto!
PENSE NISSO. AGORA VEJA O FILME...

A Tradução que se segue foi revista por ISABELL C. CAMILLO, da AVA Linguistics (Canadá)  http://www.avalinguists.com/ 
É um prazer verificar que há quem acredite em partilhar, não é?! Dá vontade de usar os seus serviços!
The translation that follows has been reviewed, as a gesture of partnership, by ISABELL C. CAMILLO, from AVA Linguistics (Canada) http://www.avalinguists.com/
It is a pleasure to confirm that there are people realy willing to SHARE, isn't it? It makes us wish to use their services!
An Example of Leadership

A simple action, a great example.

A girl, 13 years old, won a prize and was asked to sing the USA national anthem AT an NBA game.

20,000 people around the field, she is tuned and concentrated.

Suddenly, her arm trembles, she chokes, forgets the words... and goes BLANK!!!

13 years old, alone in the center of the stage, the audience threatens to start hissing.

In a fast move, MO CHEEKS, Portland Trail Blazers' Coach gets by her side and starts singing, encouraging her and 'bringing' back the audience.

He was the only one to take the initiative to help, while all around the young girl a hissing event was being prepared.

With his attitude of support and encouragement, MO CHEEKS shows us what leadership is really about. 

At the RIGHT TIME, it may make a huge difference in order to help and change the history of this GAME we call life.

Has this ever happened to us? Which attitude have we taken when it happened: MO CHEEKS's or the audience's?

 

THERE ARE SOME PEOPLE WHO ARE IN THIS WORLD WILLING TO GIVE... THERE ARE OTHERS WHO ARE ONLY PREPARED TO HISS. (THINK ABOUT THIS!)

This IS leadership!

Think about it and now watch the video.

 

Luís Cochofel
LC+DPE, Lda
+351 91 946 25 96