O Blog que agora começo, pretende ser a ilustração do meu pensamento enquanto consultor de Desenvolvimento de Pessoas e Empresas. Tentarei, sempre que isso me for autorizado, dizê-lo através de pensamentos de terceiros com que esteja de acordo; pensamentos os quais, terei o cuidado de referenciar como sendo deste ou daquele autor. Tratarei de apresentar o que encontro ali que justifique a sua inclusão, isto é, argumentarei sempre com as razões que me levam a usar os ditos textos.
Baseio a minha actividade, enquanto animal-económico, pelos seguintes princípios:
1. Provérbio Chinês: ‘Se queres 1 ano de prosperidade, faz crescer grão; Se queres 10 anos de prosperidade, faz crescer árvores; Se queres uma vida próspera, faz crescer pessoas!’;
2. Autor desconhecido (por mim): ‘Saber, mas não ter feito, é, ainda, não saber!’;
3. A noção de que, como pretendo ilustrar com o logo escolhido para a empresa a que dei o nome, a partilha de ideias faz com que um conjunto de pessoas, duas que sejam, produza, em cada um dos participantes daquele conjunto, o enriquecimento: um-mais-um não será, neste caso, igual a dois, mas a junção daquelas duas unidades acrescenta tamanho e valor a cada um. O espectro da zona de influência de cada um funde-se e dá lugar a um espaço maior do que o que cada um, individualmente, obteria . Dou um exemplo: se eu e a pessoa ‘n’ trocarmos uma nota de 20 €uros, isto é, eu dou-lhe uma das minhas, e ele dá-me uma das suas, ficaremos tal como estávamos antes – com ‘x’+20 €. Mas, se trocarmos ideias, cada um de nós vai ficar um bocadinho mais rico: ou, porque acredita naquela nova ideia, tem mais um motivo de interesse na vida; ou, se não acredita, terá que encontrar os argumentos que a refutam, tornando mais forte a sua convicção quanto ao objecto de tal ideia. Simples, penso eu!
Pretendo, então, com este Blog, apoiar o desenvolvimento de seja quem for que o utilize, para os seus tempos de lazer, ou, para, sempre que queira, ter onde apresentar ideias ou pensamentos.
Saberão que há sempre outra pessoa a desenvolver-se em função disso.
Obrigado!
Luís Cochofel
Sem comentários:
Enviar um comentário